quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os dez mandamentos para o bom funcionamento de seu computador


Os dez mandamentos para o bom funcionamento de seu computador

1. Tenha sempre um bom antivírus instalado em seu computador e, acima de tudo, atualize-o regularmente. Cuidado ao receber arquivos de outras pessoas que, intencionalmente ou não, podem infectar seu micro de forma nefasta e irreversível.

2. Limpe os drives de seu micro (CD-ROM, Floppy Disk, etc.) freqüentemente. Isso poderá ajudá-lo a resolver problemas aparentemente complexos, quando na realidade são um dos mais simples.

3. Em estações como o verão no Brasil, procure sempre retirar o computador, o monitor, a impressora, etc. da tomada em vias de se evitar um colapso pela ocorrência de fenômenos naturais (raios, etc.). Atente também ao conector que liga o modem à rede telefônica de sua residência ou local de trabalho. Em situações de chuva intensa com raios, simplesmente "desplugue-o"; evitando, assim, todos os riscos inerentes a esse fator.

4. Caso seu micro necessite ficar ligado o dia todo, não havendo possibilidade de desliga-lo em quaisquer que sejam as hipóteses, consulte sempre um especialista. Ele poderá indicar a você qual a melhor forma de se prevenir contra os eventos citados acima, reduzindo drasticamente os riscos de uma eventual perda total.

5. Sempre que for necessário o transporte de seu computador de um local para o outro, procure protegê-lo com isopor ou mesmo com algum tipo de material acolchoado. Isso é essencial, uma vez que vários componentes do micro são hipersensíveis e muito frágeis (Ex. Hard Disk, etc.).

6. Nunca abra o computador sem ter plena consciência daquilo que você está fazendo de fato. Caso receba uma placa nova, como por exemplo uma de vídeo, não tenha dúvidas em recorrer a uma empresa especializada. Lembre-se que ao se conectar uma placa de forma errada, os danos intrínsecos a esse ato podem ser irreversíveis.

7. Ao se ligar e desligar o micro, dê sempre um tempo de no mínimo 20 segundos entre essas duas ações. Isso garantirá, por exemplo, o bom desempenho do seu Winchester (HD), evitando ainda que maiores danos ocorram.

8. Lembre-se sempre de nunca conectar nada ao micro quando o mesmo está ligado. Apesar de tentador, desligue seu micro após sair de todos os programas e sistemas operacionais e, somente então, conecte o cabo que eventualmente não está plugado, dando um tempo para ligar novamente o computador (mandamento 7).

9. Devido a rede elétrica no Brasil ser muito instável, ou seja, o nível de fornecimento de energia é feito de forma não constante, é recomendável o uso de um estabilizador, haja vista sua capacidade de regularizar a energia fornecida ao computador; garantindo, assim, o perfeito funcionamento do mesmo.

10. Em suma, caso ocorra qualquer problema que você esteja em dúvida se consegue resolver ou não, antes de tomar uma decisão final, consulte sempre um especialista no assunto.Muitas vezes, uma simples conversa por telefone pode resolver muitos problemas de forma eficaz e ágil.

Fonte: http://microser.sites.uol.com.br/