sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Internet
09/11/2010 - 10:49



Na vice-liderança, navegador Firefox comemora seis anos


O navegador Firefox, um dos mais populares do mercado, comemora seis anos nesta terça-feira. O browser foi lançado em 9 de novembro de 2004, como uma alternativa mais segura ao Internet Explorer 6, programa que detinha um domínio massacrante do mercado. Passados seis anos, o Firefox ocupa hoje o segundo lugar entre os navegadores mais usados - segundo dados da StatCounter, ele representa 31,5% do mercado total de browers no mundo.
A versão mais recente do programa, o Firefox 4, estará disponível aos usuários no começo de 2011. A atualização trará algumas novidades como suporte a HTML 5, um novo desenho de interface, funcionalidade multi-touch - para quem preferir interagir com o browser através de monitores sensíveis ao toque - e aceleração por hardware de vídeo HD.
Concorrência - Ao comemorar seu sexto ano, o Firefox também ganha um novo rival. Anunciado como a grande promessa da web nesta era de grande sucesso das redes sociais, o RockMelt, navegador desenvolvido pelo fundador do Netscape, Marc Andreessen, combina ferramentas de busca ao Facebook e dá ao usuário a oportunidade de compartilhar conteúdos através de um só clique.
Lançado na segunda, o navegador foi baseado no software Chromium, do Google, e foi concebido para permitir aos internautas uma interação mais fácil com seus amigos através do Facebook e Twitter. Para ter acesso ao browser, o usuário precisa solicitar o convite no site oficial do navegador.
No objetivo de evitar qualquer repercussão negativa acerca de problemas envolvendo a privacidade - um dos grandes temas do momento na web -, o desenvolvedor do RockMelt adiantou que as informações dos usuários que usarem o seu programa não serão repassadas a anunciantes.












Nenhum comentário:

Postar um comentário