sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Como criar partições no HD

Acabe com as dúvidas e medos que a expressão causa em você.

Em resposta a solicitação da Paloma, disponibilizamos um pequeno tutorial de como particionar um HD, claro, não é uma tarefa fácil, sabemos disto, porém com um pouco de disponibilidade para aprender (contando com os erros e acertos) se alcança o objetivo.

Para os que estiverm interessados em aprender como usar algum destes programas mencionados neste tutorial, basta digitar o nome do programa desejado no google e acrescentar tutorial, tuto, passo a passo, como usar, como fazer..., que apareceram alguns links úteis informando o caminho das pedras.

Toda vez que você precisa formatar o computador, uma pergunta lhe vêm à cabeça: onde colocar todos os seus arquivos para não perdê-los? Situações como esta podem ser evitadas criando partições no HD. Claro que tarefas assim não são triviais e exigem um pouco de conhecimento de informática por parte do usuário.

Partições no disco?

Para quem não é da área, o termo partições de disco pode ser um pouco estranho. Criar partições no disco nada mais é do que “dividir” seu HD em duas ou mais partes. Calma, para esta divisão você não precisará de serrotes ou outra ferramenta do gênero.
Ao abrir a opção “Meu Computador” em seu PC e acessar o disco local, geralmente designado por C:, na verdade você está utilizando uma partição do disco que, nesse caso, é única.
Partições de disco???
Cada divisão criada é designada por uma letra do alfabeto seguida de dois pontos. Assim, você pode ter: C:, D:, E:, G: e assim por diante, cada uma dando acesso à uma partição.
Para ajudar a entender, imagine uma loja de departamento, que pode ser dividida em diversos setores. A loja em si seria o HD e, cada setor poderia ser uma partição diferente. Assim, você pode ter uma loja com apenas um setor, ou vários setores, tudo de acordo com a sua necessidade. Da mesma forma como você pode caminhar por cada setor da loja de forma independente, o acesso à cada divisão do disco não depende das demais.

Por que particionar o disco?

Como supracitado, algumas vezes é preciso formatar o computador e sempre surge a pergunta: onde colocar os arquivos para não perdê-los? O uso de partições no disco pode solucionar problemas como este.
Como? Simples, suponha que seu HD possui duas partições; em uma delas você pode instalar o sistema operacional e na outra guardar seus arquivos. Se surgir algum problema que exija formatação, basta realizá-la na parte que possui o sistema operacional, deixando seus arquivos intactos.
Outra utilidade para a criação de partições é possibilidade de instalar vários sistemas operacionais em uma mesma máquina, usando apenas um disco rígido. Cada sistema funciona de forma independente do outro, e apenas o espaço designado para cada partição é usado.

Sistema de arquivos

Durante a formatação e o particionamento de um HD é preciso escolher o sistema de arquivos que será utilizado pelo sistema operacional. Este sistema nada mais é do que a maneira com a qual os dados serão armazenados e manipulados no disco. Cada sistema operacional possui sistemas de arquivos diferentes. O Windows, por exemplo, trabalha com FAT16, FAT32 e NTFS, enquanto o Linux utiliza EXT2, EXT3, ReiserFS, XFS, JFS e muitos outros.

Não se assuste, particionar HD não tem segredo.
Mas como saber qual sistema de arquivos usar? Os mais usados, no caso do Windows, são NTFS e FAT32. Embora o FAT32 mostra-se mais rápido, o NTFS é mais seguro, permite trabalhar com grande volume de arquivos e possibilita a criação de permissões de acesso aos arquivos de forma mais elaborada, fugindo do padrão usado desde os tempos do MS-DOS (somente leitura, sistema, oculto e arquivo).
O FAT16 é o mais antigo dos três sistemas utilizados pelo Windows, e atualmente é pouco usado.
Para o sistema operacional Linux, o sistema mais usado é o EXT3. A principal característica deste sistema é o uso do recurso de journaling, que consiste em um “jornal” (diário) das alterações realizadas, permitindo que o sistema seja reparado de forma muito rápida após o desligamento incorreto.
Na dúvida, é recomendado usar o NTFS, pois, como visto, é mais seguro e é o que permite trabalhar com o maior volume de dados.

COMO FAZER?

É possível fazer o particionamento do HD durante a instalação do sistema operacional. Porém, nem todos os usuários sabem fazê-lo. O Windows Vista trouxe uma novidade nesta área, pois permite a criação e o redimensionamento de partições sem a necessidade do disco de instalação. Veja como fazer:
1) No menu “Iniciar” clique com o botão direito do mouse em “Computador” e na sequência em “Gerenciar”.
Acesse o gerenciador do computador.

2)
No painel à esquerda, abra a categoria “Armazenamento” e depois clique em “Armazenamento de disco”.
3) Uma lista com suas partições será exibida. Clique com o botão direito do mouse na partição que deseja alterar.
Selecione a partição que deseja alterar.

4)
Para finalizar, acesse a opção “Estender Volume”, "Diminuir Volume” ou "Excluir Volume". Assim você dividir, redimensionar e fazer qualquer alteração na partição em questão.

Usando programas

Existem vários aplicativos que auxiliam os usuários na tarefa antes designada apenas para técnicos ou pessoas com ótimo conhecimento de computadores. Não há como escolher apenas um aplicativo e dizer que é o melhor, pois cada um possui uma tarefa diferenciada. Dentre os programas, Foram selecionados os cinco melhores para dar um breve parecer. São eles:

Partition Magic

Desenvolvido pela Symantec, este clássico dos particionadores e proporciona uma maneira rápida e fácil de criar partições no disco. Permite criar, redimensionar, mesclar, deletar e converter partições. É o programa mais usado por profissionais e técnicos de informática.

CompuApps SwissKnife

O segundo aplicativo citado leva uma grande vantagem se comparado ao Partition Magic: é gratuito. Mostra-se muito eficiente na formatação, criação e eliminação de partições. Trabalha com sistemas FAT, FAT32 e NTFS, além de suportar HD de até dois Terabytes.

Cute Partition Manager

Assim como o anterior, este aplicativo também é gratuito. Possibilita criar, editar e excluir partições facilmente, além de poder gerenciar as existentes. É extremamente leve e de fácil instalação.

R-Studio 4.5

Este aplicativo é considerado pelos usuários o salvador, pois permite recuperar partições perdidas ou excluídas, mesmo depois do uso do FDisk ou de qualquer um dos programa citados. Suporta sistemas de arquivos usado nos Windows 95/98/ME/NT/2000 e XP.

Partition Logic

O último aplicativo possui duas versões, umas para rodar em CD e outra para rodar direto do disquete. Com ele você pode criar, deletar, formatar, desfragmentar, modificar, mover e administrar partições em seu disco rígido. É executável através do CD no momento do boot do sistema.
O assunto sobre criação de partições é extenso e, se estudado mais a fundo, torna-se um pouco complicado para quem não é da área de informática. Para quem sempre quis dividir o HD, mas tinha medo, os programas acima citados permitem a realização desta tarefa sem problemas. Agora é só colocar a mão na massa.

Texto adaptado de Como Criar partições no HD

Nenhum comentário:

Postar um comentário