terça-feira, 16 de novembro de 2010

Particionar o HD melhora a velocidade?

16/11/201o


Particionar o HD pode melhorar a velocidade do processamento de dados em sua máquina.
Um disco rígido com múltiplas partições acaba diminuindo o número de vezes em que ele é efetivamente solicitado, acessado e modificado, portanto, isso faz com o tempo de resposta de cada ação realizada seja também diminuído. É uma conta simples: você “utiliza menos” determinadas partições e elas passam a funcionar mais rapidamente.

Com um disco particionado, o tempo de “procura” que é feito no HD para gravar ou encontrar dados é diminuído, afinal, ela é feita em um espaço limitado pela partição, ou seja, não será preciso varrer o disco inteiro (com suas centenas de gigabytes) para encontrar ou gravar alguma informação. Por isso também ele tende a realizar tarefas mais rapidamente.

Formatação sem perda de dados
Se você divide seu disco em várias partes, ao necessitar de uma formatação, não precisará mais perder dados ou então salvá-los em outros dispositivos e mídias. Vamos dar um exemplo: você possui um HD de 320 GB. Na partição C: está instalado seu sistema operacional, na D: está os arquivos que você mais usa e programas instalados.

Para formatar seu disco sem perder dados ou mesmo necessitar reinstalar seu sistema operacional, você somente formatará a partição D:. Para não perder nenhum de seus arquivos, mova os que devem ser salvos para a partição E: e então siga adiante com a formatação, simples e sem perder nada.

Organização de dados
Formatar seu HD também pode ter um sentido de organização de tudo que você possui. Ao fazer isso, você poderá reservar um espaço para o seu sistema operacional, outro para guardar arquivos multimídia (músicas, filmes, jogos, etc.), outro para a instalação de programas diversos e, por fim, um outro que funcionaria como uma “zona de escape”, para ser usado no caso de formatações. Desta forma seus arquivos estarão agrupados e organizados, facilitando sua utilização e até mesmo formatação.

Desfragmentar somente as partições necessárias
Desfragmentar seu disco é algo bastante importante e necessário e deve ser feito regularmente. Particionar o HD poderá tornar mais prático também a tarefa de desframentá-lo posteriormente, afinal, será possível desfragmentar apenas as partições que necessitam desta tarefa, e não o disco todo.

http://jampasoftware.blogspot.com/2010/11/particionar-o-hd-melhora-velocidade.html


2 comentários:

  1. Parabens pela postagem, realmente eh muito importante particionarmos o HD. Agora Lucelia soh acredito que houve um pequeno equivoco no seu exemplo: se o seu sistema operacional esta na particao C: e os seus dados estao na particao D:, voce somente necessita formatar a particao C:! Desta forma voce tera um novo sistema operacional na particao C: e os seus dados ainda estarao na particao D:!

    ResponderExcluir
  2. Isso seria bom se eu soubesse como fazer para particionar meu HD, mas infelizmente eu não sei. Será que seria possivel você por esta informação em outro post com um passo a passo?
    Mas realmente seria muito útil porque meu computador é constantemente infestado por vírus e só nesse ano já tive que fromatar uma três vezes e com isso perdi todos os meus arquivos e fora o programa operacional que tive que instalar de novo, sem falar nas despesas com o técnico.

    ResponderExcluir