segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Influências da Web 2.0 nas bibliotecas: o conceito de Biblioteca 2.0

"A existência de uma internet colaborativa possibilita a disseminação da inteligência coletiva"
(Pierre Lévy)

O termo Web 2.0 aparece em 2004 durante uma conferência promovida por empresas de mídia. Esse novo conceito de web surge da ecessidade desta ser mais dinâmica e interativa, possibilitando que internautas colaborem com a criação de conteúdos.
Na era da Sociedade da Infomação, a internet se consolida como principal ambiente para acessarmos, obtermos, oganizarmos e usarmos informações e, assim, podermos produzir e compartilhar conhecimentos. Segundo Jack Maness, a Web 2.0 "(...) não é uma web de publicação textual, mas uma web de comunicação multisensitiva. Ela é uma matriz de diálogo e não uma coleção de monólogos. Ela é uma web centrada no usuário (...)".
A aplicação do ideal e dsa tecnologias da web 2.0 nas bibliotecas tem sido conceituada com Biblioteca 2.0. Apesar ds inúmeras controvérsias acerca do termo, existem quatro elementos essênciais para a teoria de Biblioteca 2.0:
  1. É centrada no usuário: participam na criação de conteúdos e serviços;
  2. Oferece experiências multimídias: coleções e serviços com componentes de áudio e vídeo;
  3. É socialmente rica: oferece formas síncronas e assícronas de comunicação entre usuários e bibliotecários;
  4. É comunitariamente inovadora: baeada no fundamento das bibliotecas como serviço comunitário, no qual não apenas a biblioteca deve acompanhar a mudanças ocorridas nas comunidades, mas também deve permitir que os usuários mudem a biblioteca.
Algumas tecnologias da Web 2.0 que podem ser aplicadas nos serviços e coleções de bibliotecas para atender às demandas arroladas acima são: oferta de serviços de referência por chat, aplicação de repositório digital, gestão de aquisição digital, blogs e wikis, entre outras. Portanto, a utilização de recursos da Web 2.0 pelas bibliotecas significa uma ruptura nos serviços e produtos tradicionalmente oferecidos aos usuários. É necessário que ao incorporarem tecnologias da Web 2.0, os profissionais da informação conheçam quais são as tecnologias disponíveis e suas vantagens e desvantagens.

Fontes de referência:
Colaboração e interação na Web 2.0 e Biblioteca 2.0
http://revista.ibict.br/pbcib/index.php/pbcib/article/view/630/0





Um comentário:

  1. Esse novo formato de web, a web 2.0 possibilita a nós usuários de bibliotecas e futuros bibliotecários uma comunicação bem diferente daquela que nós usavamos, pois passamos a interagir com os bibliotecários que nos atendem dentro da biblioteca de maneira mais dinâmica e interativa nas criações de novos conteúdos e serviços, e nos ajudará muito quando formos nós que estivermos direcionando a biblioteca.

    ResponderExcluir