Os serviços de referência e informação on-line são destinado a usuários remotos que utilizam o web site de uma biblioteca. Tais serviços para serem bem sucedidos devem obedecer os seguintes critérios:
• Postura crítica e pró-ativa do bibliotecário;
• Planejamento para o atendimento virtual, para não comprometer a credibilidade;
• Interface de fácil navegação.
Vejamos agora uma lista com algumas alternativas de serviços virtuais que podem ser oferecidos por meio do Serviço de Referência e Informação:
a) Provisão de Documentos: pesquisa on line do acervo, comutação bibliográfica on line, fornecimento de cópias on line, empréstimo entre bibliotecas, entrega de material e preparação de traduções;
b) Provisão de auxílio bibliográficos: referências simples e referências complexas, localização de material e levantamento bibliográfico em assuntos especializados;
c) Serviço de alerta eletrônico;
d) Orientação ao usuário: orientação e normalização bibliográfica Web e vocabulário controlado;
Leia o artigo completo: http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/LidianeElaineServicoReferencia.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário